domingo, 31 de agosto de 2008

Início do Trabalho


As duas turmas formadas na época da autorização eram de alunos oriundos do ensino regular, cujo fracasso era conseqüência da falta de uma metodologia adequada, e de alunos vindos de escla especial na área mental, onde, assim como em nossa escola, o enfoque à diferença destes era interpretada como deficiência, numa visão patológica e com o objetivo de intervir para remediar tal condição. Os alunos, como pacientes, relacionavam-se com o conhecimento passivamente, como meros depositários.

Diante desta realidade, a escola buscou novos paradigmas e iniciou um trabalho de valorização do aluno surdo como sujeito de própria história, investindo nos mais variados recursos para melhor atendê-los.

Os surdos são pessoas que utilizam a comunicação espacial e visual como principal meio de conhecer o mundo, em substituição à audição e à fala. Com esse entendimento, nós professoras buscamos habilitação para o uso da Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e iniciamos o ensino através do bilingüismo, tornando-se a educação bilíngue e bicultural.

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