sábado, 8 de novembro de 2008

Minha inspiração.

Flor do sol

Refletindo descobri o significado da "flor do sol" (girassol) em minha vida profissional. O solo é o lugar onde os homens cultivam os girassóis. Para o homem, a família, a escola e a sociedade são lugares onde são desenvolvidas habilidades, cultura e identidade. Existem vários tipos de solos: Os que não são bons para a plantação e os que permitem maior produção de vegetais.
Existem vários tipos de famílias, escolas e sociedade. Há famílias que protegem, acolhem e outras que abandonam. Tem escolas que promovem o conhecimento e a cidadania e escolas que moldam através de regras, disciplinas e conteúdos. Há sociedades democráticas, que lutam contra os preconceitos e desigualdades e sociedades que promovem as guerras, subordinam e exploram os mais fracos.
Descobri que todas as variedades de girassóis podem se desenvolver em solos pobres, tornando-se uma grande flor que chega a atingir até 30cm de diâmetro e três metros de altura , exigindo áreas amplas para seu desenvolvimento.
Assim encontramos muitas pessoas, que como o girassol, tem sua origem em família, escola e sociedade pobre. Pobre em cultura, informação e conhecimento, mas se tornam grandes no trabalho, na vida e na luta por um mundo melhor.
Entre os girassóis encontramos flores bicolores, em branco puro, amarelo, laranja, castanho e marrom.
Entre as pessoas, encontramos as que caminham com desenvoltura e as que caminham de forma estranha; as que compreendem facilmente e as que pouco compreendem; as que são videntes e as que não enxergam, as que possuem audição e as que não ouvem.
Os girassóis são classificados como plantas ornamentais, mas possuem sementes com propriedades medicinais e que contém óleo, que quando extraído pode ser industrializado.

Devemos respeitar as características e as diferenças entre as pessoas, acreditar no que cada um pode contribuir na família, escola e sociedade.
Se o girassol é tolerante com o solo pobre, a falta de água e de luz virando-se na direção do sol, as pessoas podem aprender a ser tolerantes e respeitarem uns aos outros e só assim, apesar de tantas faltas e sombreamentos, todos poderão continuar lutando e movimentando-se em busca de luz, de alternativas e de superação.
É a partir desta linha de pensamento, que venho fazendo minhas buscas, construindo projetos de trabalho, investindo em meus alunos surdos, desejando que cada um, torne-se um grande girassol, ocupe seu espaço em busca de sua luz .

Professora Gelcy (Neca) / Osório

Um comentário:

Carolina disse...

Desde já peço desculpa por estar a incomodá-la. Vi o seu email no site do professor Francisco Goulão.
Sou estudante finalista do mestrado integrado em Psicologia Clínica e frequento o curso de Língua Gestual Portuguesa. A minha tese irá focar-se numa amostra de pais surdos com filhos ouvintes, com o intuito de averiguar como são estes pais, a nível do bem-estar, qualidade de vida, satisfação conjugal, resiliência, entre outros aspectos (que irão ser definidos brevemente). Gostaria de saber se poderá me poderá encaminhar pais que estivessem disponíveis para preencher os questionários.
O meu email é: taveira.carolina@gmail.com

Obrigada,

Cumprimentos